Trabalho do CimSaúde ganha visibilidade no Estado
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) se destaca, mais uma vez, no Estado.
- Categoria: Ponta Grossa
- Publicação: 06/03/2025 21:12
- Autor: Jornalista Ândrea Sasse

Projeto apresentado pela entidade foi selecionado para apresentação no 3º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná que ocorrerá de 11 a 13 de março em Foz do Iguaçu. Entre os 262 projetos submetidos no Estado, 30 foram selecionados. “Dentre os Consórcios, somente dois apresentarão projetos”, comenta a diretora, Pâmella Costa, citando, além do CimSaúde, o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde no Norte Pioneiro (Cisnorpi).
A 3ª Regional de Saúde também se destaca nos projetos, com cinco experiências selecionadas. “Estou muito orgulhosa de nossas equipes”, comemora Pâmella. Da Regional, foram 31 projetos submetidos, recorde de todo o Paraná, e da 21ª RS, três.
Trabalho apresentado pelo CimSaúde mostra os resultados do matriciamento na Linha de Atenção à Saúde Mental, levando em conta o cuidado compartilhado entre a Atenção Básica à saúde (ABS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) nos municípios da 3ª RS. “A melhoria da qualidade no cuidado à saúde mental no Paraná necessita de práticas de gestão e organização que promovam uma atuação eficiente e coordenada entre os diferentes níveis de atendimento”, esclarece Pâmella, destacando a importância do tema.
Os dados analisados para o trabalho foram referentes aos atendimentos realizados em 2023 e 2024. Conforme o estudo, “foram ofertadas 3.633 vagas, com 2.545 agendamentos e 1.877 atendimentos realizados. Houve 668 faltas, com índice de absenteísmo abaixo de 20%, indicando bom engajamento dos usuários. O aproveitamento de vagas foi alto, atingindo até 100% em alguns períodos, evidenciando boa organização do sistema”.
Entre as ações conjuntas da ABS e AAE, ocorreram 22 ações. “A comunicação eficiente, a acessibilidade dos profissionais e a agilidade no atendimento foram fundamentais para um cuidado contínuo e coordenado”, relata a diretora. “A colaboração entre as equipes resultou na melhoria do quadro clínico dos usuários, mostrando que práticas integradas e terapias compartilhadas têm um impacto positivo na saúde mental”, completa.
Para a diretora do Consórcio, a publicação dos trabalhos também é parte essencial da atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos que compartilhar boas experiências. Assim conseguimos melhorar os atendimentos”, avalia.
Assinam o trabalho os profissionais: Pâmella Costa, Sabrina Datola Silva, Adriel Carvalho, Bruna Marçal, Cristiane Borges, Juliana Fonseca, Renata Siemieniaco, Thais Ingrid da Silva. A diretora Pâmella, bem como a enfermeira Sabrina, representarão o Consórcio durante evento em Foz do Iguaçu.
Leia Mais




