Notícias

Circuito Arte rua tem transformado espaços públicos de Ponta Grossa com arte e criatividade.

Muro da escola será utilizado para a produção de graffiti e para a oficina com os alunos
  • Categoria: Ponta Grossa
  • Publicação: 06/03/2025 19:44
  • Autor: Jornalista Ândrea Sasse

Prefeitura realiza mais uma edição do Circuito Arte Rua

 

Será realizada neste final de semana, na Escola Municipal Professora Zilá, no Dom Bosco, mais uma edição do ‘Circuito Arte Rua’. O objetivo é reunir expressões de diversas manifestações urbanas de arte de rua. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Esta é a quarta edição do circuito. Segundo Jackson Paes, grafiteiro e organizador do evento, o objetivo é “levar arte e cultura para os bairros e periferias, proporcionando um espaço de expressão e transformação social através do graffiti, da música e do esporte”. 

Durante os dois dias de evento, mais de 50 artistas do graffiti de várias partes do Brasil estarão reunidos para pintar um grande mural, transformando a parte externa de um muro da Escola Municipal Professora Zilá em uma verdadeira galeria a céu aberto. Simultaneamente, o Circuito Arte Rua contará com apresentações de grupos de rap locais como Gueg Ponta Rap, 3Madru, Zero Meia e Stanley e Afrohigt; batalha de rima com premiação; um aulão comunitário de Muay Thai, com a equipe Scremin Thai, e um show da banda Chave de Mandril. 

Antes disso, amanhã (dia 7), como parte da programação, será realizada uma oficina de graffiti para os alunos da escola, incentivando a criatividade das crianças e aproximando a arte urbana do ambiente escolar. Para essa atividade, será utilizada a parte interna do muro. 

O Circuito Arte Rua é totalmente gratuito e acontece de forma 100% voluntária, contando com a participação de artistas que acreditam no poder da arte como ferramenta de transformação. “Esse evento é de extrema importância para a cidade, pois fortalece a cultura urbana, promove a valorização dos artistas locais e leva cor, expressão e vida para as regiões periféricas. A comunidade está convidada a prestigiar e vivenciar essa grande celebração da arte e da cultura de rua”, destaca Jackson Paes.