Notícias

Ponta Grossa marca presença na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

E tem representantes eleitas para etapa nacional
  • Categoria: Utilidade Pública
  • Publicação: 05/08/2025 20:20
  • Autor: Da Assessoria



Ponta Grossa esteve presente na V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada entre os dias 29 e 31 de julho em Foz do Iguaçu, com uma delegação atuante e engajada nas discussões que definiram as prioridades do Paraná para a etapa nacional. O evento reuniu mais de mil mulheres de todas as regiões do estado e teve como foco a construção de propostas para políticas públicas voltadas às mulheres, além da eleição das delegadas que representarão o Paraná na conferência nacional.


Três representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ponta Grossa foram eleitas delegadas estaduais para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília: Andréa Marques, Izabel Cristina Ribas e Luiza Fernanda de Oliveira. As três levarão à capital federal as demandas e propostas discutidas na etapa estadual, representando não apenas o município, mas também fortalecendo a voz das mulheres paranaenses no cenário nacional.


A conferência estadual, promovida pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), abordou três eixos principais: mulheres, territórios e cidades. As discussões tiveram como objetivo identificar os desafios enfrentados pelas mulheres em diferentes contextos e propor ações intersetoriais que contribuam para a promoção da igualdade de gênero.


Durante o evento, também foi realizado o 1º Fórum Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres, que antecedeu a programação da conferência e proporcionou um espaço de troca de experiências entre os municípios paranaenses.


Entre as propostas debatidas estão a criação de políticas de incentivo fiscal e cotas para empresas que promovam mulheres em cargos de liderança; a implementação do Plano Nacional de Cuidados em nível estadual; a criação de protocolos de acolhimento psicossocial para vítimas de violência nas delegacias; e o financiamento de projetos liderados por mulheres nas áreas de justiça climática e educação ambiental.


Outros destaques incluem a proposta de tornar agressores de mulheres inelegíveis para cargos públicos, a ampliação dos serviços de saúde mental para mulheres em situação de violência, a inclusão de conteúdos sobre gênero e diversidade nos currículos escolares, e o fortalecimento da agricultura urbana e da economia solidária com iniciativas voltadas especialmente às mulheres.



A participação de Ponta Grossa na conferência estadual reafirma o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, e foram eleitas três representantes ,  Izabel Ribas, Andréa Marques  e a nossa repórter e apresentadora  Luiza Fernanda de Oliveira como delegadas representa um passo importante na defesa dos direitos e na ampliação da representatividade feminina nos espaços de decisão.