Notícias

Agência de Inovação de Ponta Grossa recebe comitiva de Francisco Beltrão

Comitiva conhece modelo de PPP da cidade e destaca avanços em infraestrutura e iluminação pública na cidade dos Campos Gerais.
  • Categoria: Ponta Grossa
  • Publicação: 31/10/2024 17:00
  • Autor: Jornalista Ândrea Sasse

A Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa recebeu, nesta quinta-feira (31), a visita de uma comitiva de Francisco Beltrão interessada em conhecer o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) adotado pelo município para modernizar sua iluminação pública. A comitiva, composta pelos vereadores Tiago Correa (PV) e Ivanir Paulo Prolo (PP), além de assessores, veio em busca de informações sobre o impacto e os benefícios do projeto que está em andamento em Ponta Grossa desde março deste ano.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, e o diretor técnico de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Públicos, Marcos Deitos, recepcionaram o grupo e apresentaram os resultados do projeto. Em parceria com o consórcio Ponta Grossa-Luz, a cidade substituiu 10.894 lâmpadas convencionais por LED em diversas vias, em um investimento total de R$ 114 milhões para a troca de 50 mil pontos de iluminação pública.

Durante a visita, o vereador Tiago Correa explicou o interesse em acompanhar o projeto, uma vez que Francisco Beltrão também estuda implementar uma PPP similar. “Viemos aqui para entender de perto como essa parceria foi estruturada e se realmente está trazendo benefícios para a população. Ontem mesmo já demos uma volta pela cidade à noite e a diferença nas áreas que têm iluminação LED é gritante. A segurança e a visibilidade melhoram muito, o que é um ganho enorme para os cidadãos. Além disso, o sistema que permite a manutenção automatizada e a economia gerada são grandes atrativos para nós em Francisco Beltrão”, relatou Tiago.

Tônia Mansani destacou a importância da parceria para o desenvolvimento urbano e a segurança pública. “A substituição das lâmpadas por LED traz inúmeros benefícios para a população, como mais segurança e economia de energia. Essa modernização não é apenas uma melhoria na infraestrutura, mas um avanço significativo na qualidade de vida dos moradores de Ponta Grossa. Ficamos satisfeitos em poder compartilhar essa experiência com Francisco Beltrão e incentivar práticas que resultem em cidades mais modernas e sustentáveis”, afirmou Tônia.

Para mais informações sobre o projeto e acompanhar os próximos passos, os interessados podem acessar o site da Prefeitura de Ponta Grossa: consultapublica.pontagrossa.pr.gov.br.