Notícias

Israel ignora pressão internacional e invade base da ONU no Líbano

Netanyahu diz que missão de paz serve de escudo humano para Hezbollah ao se recusar a deixar zona de combate
  • Categoria: Live Tv Mundo
  • Publicação: 13/10/2024 13:22
  • Autor: CNN

A porta-voz da UNIFIL, Andrea Tenenti, disse a Becky Anderson, da CNN, que um dos soldados ficou gravemente ferido na explosão — a segunda contra a sede em 48 horas — após ser atingido no estômago por estilhaços.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram em um comunicado nesta sexta que seus soldados “identificaram uma ameaça imediata contra eles” e “responderam com fogo contra a ameaça”.

“Horas antes do incidente, as FDI instruíram o pessoal da UNIFIL a entrar em espaços protegidos e permanecer lá. Esta instrução estava em vigor no momento do incidente”, comentaram os militares.


Em uma declaração nesta sexta-feira, a UNIFIL disse que várias paredes de concreto usadas para proteger uma posição da ONU perto da Linha Azul, na vila de Labbouneh, no sudoeste do Líbano, desabaram quando uma escavadeira blindada israelense atingiu seu perímetro.

Isso aconteceu após o que “tanques das FDI se moveram nas proximidades da posição da ONU”.

Em uma declaração no X, os militares israelenses destacaram que foram notificados que dois soldados da paz foram “inadvertidamente feridos durante o combate das FDI contra o Hezbollah no sul do Líbano”.

Os ferimentos nas tropas da ONU geraram condenação internacional, incluindo da França e da Irlanda, dois países com contingentes de seus Exércitos nacionais na missão de manutenção da paz no Líbano.

Nesta sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da França convocou o embaixador israelense em Paris sobre o assunto.