Podcast sobre as emoções
Alunos da quinta série, criam podcast para encontrar novas possibilidades para desenvolver aspectos acerca da inteligência emocional.
- Categoria: Ponta Grossa
- Publicação: 19/08/2024 18:24
- Autor: Fonte ARede Info - copiado pela Jornalista Ândrea Sasse
Imagens divulgação ARede Info
Estudantes de PG produzem podcast sobre as emoções.
Através do projeto, o quinto ano da Escola Ecléa dos Passos Horn pode encontrar novas possibilidades para desenvolver aspectos acerca da inteligência emocional.
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn, sob orientação da professora Adrieli Josiane Machado, motivados pelo sucesso do Jornal “Entre Emoções", decidiram expandir seus conhecimentos sobre inteligência emocional criando um podcast intitulado "EmoCast: As Emoções Estão no Ar". Segundo a docente, o projeto foi idealizado para explorar a gerência emocional em diversas situações, em resposta a desafios comportamentais observados tanto em sala de aula quanto durante a prática esportiva.
"Em parceria com a professora de Educação Física Aline Garcia, os estudantes passaram a aliar sua curiosidade em compreender melhor seus sentimentos com as dificuldades que enfrentavam no cotidiano escolar. O EmoCast foi projetado para ser inteiramente produzido pelos alunos, que assumem a responsabilidade pela elaboração das perguntas e pelo processo de gravação. As professoras, por sua vez, auxiliam na edição e na divulgação dos episódios em um canal no YouTube", contou a educadora.
Até o momento, o programa já recebeu convidados como uma psicóloga, o ex-jogador do Operário Rafael Peixoto, um auxiliar técnico do clube, e a Secretária de Educação Simone Neves. A cada episódio, os alunos aprendem novas formas de lidar com as emoções e entendem melhor como agir em diferentes contextos.
"O impacto do projeto foi significativo, resultando em mudanças positivas no comportamento dos alunos, tanto na escola quanto em casa, conforme relataram os pais. A ideia tem se mostrado uma ferramenta eficaz no desenvolvimento socioemocional, promovendo maior autonomia e desenvoltura entre os estudantes, ajudando-os a compreender e gerenciar suas emoções de maneira mais eficaz", complementou Adrieli.
Matéria retirada do Portal ARede / Jornal da manhã Ponta Grossa