Professoras de PG e Curitiba vão atuar em escolas nos EUA
Elas vão atuar em escolas públicas do Estado de Utah, no Oeste dos Estados Unidos
- Categoria: Paraná
- Publicação: 10/05/2024 13:21
- Autor: AEN
Foto: SETI/PR
As professoras Andrea Rebonato Bau Juhasz e Eleuza de Sousa
Xavier, de Curitiba, e a professora Silena Galvão, de Ponta Grossa, foram
selecionadas para atuar em escolas públicas do Estado de Utah, no Oeste dos
Estados Unidos. O começo do intercâmbio está previsto para agosto deste ano,
final do verão no Hemisfério Norte e início do ano letivo nos EUA.
A iniciativa é resultado de uma cooperação internacional
entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e
a Secretaria da Educação do Estado de Utah, com amparo no Programa de Imersão
Dupla em Português. O objetivo é viabilizar oportunidades profissionais para
professores de escolas paranaenses de ensino fundamental, públicas e privadas,
a partir da interação com novas culturas e aperfeiçoamento na língua inglesa.
Em 2024, o programa completa dez anos, somando 48 profissionais
da educação selecionados para lecionar em instituições educacionais de Utah.
Pelo menos 40 desses docentes permanecem atuando na rede de ensino dos Estados
Unidos.
As professoras aprovadas neste ano serão designadas para
escolas nas cidades de Logan, no Condado de Cache, na região Norte de Utah, e
St. George, sede do condado de Washington, no Sul do estado norte-americano. As
docentes receberão e-mail com as indicações das respectivas escolas e
orientações para providenciarem os vistos de trabalho, para entrada e
permanência em território norte-americano.
Segundo o coordenador de Ensino Superior da Seti, Fabiano
Gonçalves Costa, o intercâmbio é um tipo de experiência que proporciona
benefícios em nível pessoal e profissional. “Os programas de intercâmbio
contribuem para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural de quem se
dispõe a viver uma experiência em outro país, aprimorando competências e
habilidades profissionais, como a melhoria da capacidade de comunicação,
adaptabilidade e solução de desafios do dia a dia”, afirma.
A professora Andrea Juhasz reforça a importância dessa
experiência para o crescimento profissional e pessoal. “Fiquei muito feliz com
a aprovação nesse programa, pois é uma ótima oportunidade de crescimento
profissional e uma chance para expandir os horizontes, aprender novas culturas
e desenvolver habilidades em um ambiente internacional”, diz. “Acredito que
essa experiência vai me tornar uma profissional mais versátil e adaptável e me
preparar para enfrentar desafios futuros com confiança e resiliência”.
Atuação
O regime de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 30 horas
em sala de aula e 10 horas em planejamento. As aulas serão ministradas em
inglês e português para alunos do Elementary School, que equivale ao período da
1ª à 5ª série do ensino fundamental brasileiro; do Middle School, que
corresponde da 6ª à 8ª série no Brasil; além de turmas de calouros do nível
High School, semelhante ao primeiro ano do ensino médio.
Em Utah, a remuneração de professores é definida a partir
de diretrizes do estado, que variam conforme a experiência dos profissionais da
educação, assim como o grau de formação e titulação. O valor cheio (sem dedução
de impostos) varia de US$ 45 mil anuais, cerca de R$ 232 mil, para
profissionais com graduação; até US$ 58 mil por ano, que equivale a R$ 299 mil,
para professores com doutorado.
Benefícios
As professoras paranaenses irão atuar por três anos no
programa, sendo oferecido, também, um visto de trabalho para os cônjuges no
país norte-americano. Os filhos com idade até 21 anos podem ser matriculados em
escolas da rede pública e as profissionais terão planos de saúde e odontológico
entre os benefícios. Durante as duas primeiras semanas do intercâmbio, as
docentes contam com moradia cedida por outros professores da comunidade local.
Programa
A seleção de professores para o Programa de Imersão Dupla
em Português acontece nos primeiros meses de cada ano. Os candidatos passam por
três etapas eliminatórias: análise de documentos, entrevista em inglês e
avaliação de experiência didática em sala de aula. Para participar, é preciso
comprovar experiência de ensino em escolas paranaenses das redes pública ou
privada. Toda a seleção é conduzida pela Secretaria da Educação de Utah.
O programa envolve 24 escolas, sendo nove Elementary
Schools; oito Middle Schools; e sete High Schools. Atualmente, aproximadamente
três mil crianças e adolescentes estão aprendendo a língua portuguesa com
profissionais da educação do Paraná. Os professores paranaenses são
responsáveis por diferentes disciplinas, como português, matemática, estudos
sociais, ciências, educação física, artes e cultura geral.