Notícias

23ª ‘Oranjefeest’ resgata tradições holandesas na Colônia Castrolanda

Durante a festa, a Rua do Moinho se transforma em uma grande feira livre com barraquinhas que vendem artesanato e produtos diversos
  • Categoria: Campos Gerais
  • Publicação: 26/04/2024 08:47
  • Autor: Da Assessoria

Foto: Divulgação


O sábado, 27, será de muita festa na Colônia Castrolanda, na cidade de Castro. A partir das 10 horas da manhã, acontece a 23ª edição da Oranjefeest, na rua do Moinho. O evento comemora o “Dia do Rei”, festa tradicional holandesa em comemoração ao aniversário do Rei dos Países Baixos, Willem-Alexander. A festa é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Durante a festa, a Rua do Moinho se transforma em uma grande feira livre com barraquinhas que vendem artesanato e produtos diversos. A festa também conta com uma praça de alimentação repleta de pratos típicos holandeses, como knijpertjes, poffertjes, bitterballen e bolachas holandesas, além de lanches, pastel, espetinho, churros e outros.

Atrações culturais

A Oranjefeest, promovida pelo Centro Cultural Castrolanda, conta ainda com brincadeiras típicas holandesas e um concurso cultural que premiará as máscaras mais enfeitadas e criativas. Outra atração é a locação de bicicletas e patinetes, além de um trenzinho que fará um tour pela Colônia. Durante a festa, a maioria das pessoas usam roupas alaranjadas, cor associada à Casa Orange-Nassau, a Família Real Holandesa.

Ao longo do dia, no palco central haverá diversas atrações culturais. A abertura será realizada pela fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda. Depois se apresentam o Coral Hosanna, PWA Escola de Holandês, Trip Circo, Boerenkoor, Grupo de dança Sênior Castrolanda, Grupo Folclórico juvenil e adulto de Prudentópolis “Vesselka”, Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda e grupo de Taiko. Para finalizar o dia, haverá um happy hour com show da banda Cartel 70, de Curitiba.

Valor histórico

A celebração é uma maneira de manter viva a cultura dentro da Colônia Castrolanda. Formada por imigrantes holandeses, eles promovem a Oranjefeest para comemorar o dia do Rei (Koningsdag), considerado feriado nacional nos Países Baixos e celebrado no dia do aniversário do Rei Willem-Alexander. Até 2013, a festa era chamada de “Dia da Rainha”, pois celebrava a Rainha Beatriz que abdicou do trono.

Nova Exposição

No mesmo dia da Oranjefeest, o Centro Cultural Castrolanda inaugura sua nova exposição temporária. Chamada de “Dois príncipes em Castrolanda: as visitas de membros da Família Real Neerlandesa”, a exposição conta a visita do príncipe Berrnhard van Lippe-Biesterfeld, em 1959, e do príncipe, e atual rei, Willem-Alexander, em 1998, à Colônia Castrolanda. A exposição fica no Museu Histórico de Castrolanda.

Neste final de semana, o Centro Cultural Castrolanda estará com desconto no ingresso para visitação. A entrada custará apenas R$ 12, a inteira, e R$ 6, a meia, e dá acesso ao Memorial da Imigração Holandesa, que é uma réplica de um moinho holandês e é considerado um dos maiores moinhos de vento do mundo, e ao Museu Histórico de Castrolanda, que reproduz uma casa de campo tipicamente holandesa.